YMIR O ser primordial

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 em
Um “gigante do gelo”, o ser primordial segundo a concepção germânica da criação da vida, sendo hermafrodita. Curiosamente, o mito chinês do gigante Pam-ku, ser primordial da cosmogonia chinesa, apresenta características muito semelhantes ao mito de Ymir.  É de Ymir que procedem todos os gigantes, e também os homens, os anões e, em certo sentido, os deuses. Mas esta ascendência, como dos animais, permanece um pouco mais obscura.
Nas Eddas é narrado que Ymir no início dos tempos alimentava-se com o leite nutritivo da vaca Auðumla (Audumla), e como a partir daí ele deu origem a todos os vários seres viventes, assim como seu próprio corpo foi usado pelos deuses para a “construção” de Miðgarðr (Midgard), o mundo dos homens.  
Ymir é também chamado de Aurgelmir, e foi o pai de Þruðgelmir (Thrudgelmir), e avô de Bergelmir. E na Edda em Prosa diz-se que os filhos de Bor (Óðinn (Odin), Vili e Vé) mataram Ymir e, quando ele tombou, tanto sangue jorrou de seus ferimentos que nele todos os gigantes do gelo se afogaram; exceto um, que escapou com sua família (Bergelmir). Ele subiu em um lur ("caixão"; mas neste sentido, embarcação) com sua esposa e desse modo se salvaram. Dele (Bergelmir) descendeu a estirpe dos gigantes do gelo.
A ocorrência de um dilúvio pode ser encontrada em diversas mitologias. Pode-se identificar facilmente esta passagem da mitologia germânica com a história de Noé, da mitologia judaico-cristã, com a de Ut-Napichtin, do épico sumério de Gilgamesh, ou com a de Atrahasis, de um poema babilônico.

Deixe o seu comentário

Postar um comentário